Página Inicial seta Cursos Oferecidos seta CURSO DE FORMAÇÃO DE VIGILANTE
CURSO DE FORMAÇÃO DE VIGILANTE

1 - CURSO DE FORMAÇÃO DE VIGILANTES:

OBS.: Roupas confortáveis e tênis para aulas de educação física e defesa pessoal.

1.1 Carga Horária: 200 h/a

1.2 Objetivo:


Dotar o aluno de conhecimentos, técnicas, habilidades e atitudes que o capacitem para o exercício da profissão de vigilante, em complemento à segurança pública, incluídas as atividades relativas à vigilância patrimonial, à segurança física de estabelecimentos financeiros e outros, preparo para dar atendimento e segurança às pessoas e manutenção da integridade do patrimônio que guarda, bem como adestramento para o uso de armamento não-letal, armamento convencional e o emprego de defesa pessoal.

Elevar o nível do segmento da segurança privada a partir do ensino de seus vigilantes.

1.3 Grade curricular:

Disciplina

Objetivos

Carga Horária

NOÇÕES DE SEGURANÇA PRIVADA

(NSP)

Desenvolver conhecimentos sobre conceitos e legislação de segurança privada, papel das empresas e dos representantes de classe, direitos, deveres e atribuições do vigilante.

Identificar direitos e deveres trabalhistas do vigilante.

 

 

 

 

08 h/a

LEGISLAÇÃO APLICADA  E DIREITOS HUMANOS

(LA&DH)

Dotar o aluno de conhecimentos básicos de Direito, Direito Constitucional e Direito Penal, enfocando os principais crimes que o vigilante deve prevenir e aqueles nos quais<!--[if !supportAnnotations]--><!--[endif]--> pode incorrer.

Desenvolver conhecimentos sobre conceitos, legislação e técnicas de proteção ambiental na área de vigilância.

Ampliar conhecimentos para respeitar a visão política e prática da afirmação dos Direitos Humanos.

 

 

 

20 h/a

RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

(RHT)

Conscientizar e instrumentalizar o aluno para o desenvolvimento intra e interpessoal.

Desenvolver atitudes para o atendimento adequado e prioritário às pessoas com deficiência.

Dotar o aluno de conhecimentos que o capacitem a desenvolver hábitos de sociabilidade que permitam o seu bom relacionamento no trabalho e em outras esferas do convívio social.

 

 

 

 

10 h/a

SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA E CRIME ORGANIZADO

(SSP&CO)

Desenvolver conhecimentos sobre o Sistema Nacional de Segurança Pública, atribuições constitucionais de cada corporação policial, da guarda municipal e das Forças Armadas.

Dotar o aluno de conhecimentos e dados sobre a atuação e acionamento da polícia militar e da guarda municipal em caso de ocorrência policial gerada na área de vigilância.

Ampliar conhecimentos para identificar grupos criminosos e seu modus operandi, com o fim de evitar cooptação do vigilante.

 

 

 

 

10 h/a

PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PRIMEIROS SOCORROS

(PCI&PS)

Dotar o aluno de noções e técnicas básicas de prevenção e combate a incêndios, bem como capacitá-lo a adotar providências adequadas em caso de sinistros, principalmente na evacuação de prédios.

Capacitar o aluno a prestar assistência inicial em caso de emergência através de assimilação de conhecimento de primeiros socorros.

 

 

 

 

12 h/a

EDUCAÇÃO FÍSICA

(EF)

Aprimorar o condicionamento físico, visando diminuição das tensões inerentes ao Curso de Formação, e capacitar o aluno a desenvolver um programa básico permanente de preparação física pessoal.

 

 

 

12 h/a

DEFESA PESSOAL

(DP)

Desenvolver habilidades, fundamentos e técnicas de defesa pessoal e de terceiros.

 

20 h/a

ARMAMENTO E TIRO (AT)

Habilitar o aluno a manejar e usar com eficiência armamento empregado na atividade de vigilância, como último recurso de defesa pessoal ou de terceiros.

Capacitar o aluno a empregar de forma segura e eficaz as armas e munições não-letais disponíveis, como uma resposta de força proporcional.

 

 

24 h/a

 

VIGILÂNCIA

(VIG)

Desenvolver conhecimentos sobre vigilância geral e sobre as áreas de vigilância especializadas, como vigilância em banco, shopping, hospital, escola, indústria, com o fim de manter a integridade do patrimônio que guarda, executar os serviços que lhe competem e realizar uma vigilância dinâmica, alerta, integrada e interativa.

Capacitar o aluno a identificar as técnicas de vigilância em geral e compreender as funções do vigilante, bem como avaliar sua importância num esquema de segurança.
Desenvolver conhecimentos sobre o plano de segurança das empresas.

Dotar o aluno de conhecimentos específicos que o capacitem ao desempenho das atribuições de promover a segurança física de instalações, em sua área de atuação, adotando medidas de prevenção e repressão de ocorrências delituosas.

Identificar emergência, evento crítico e crise.

Desenvolver conhecimentos sobre táticas e técnicas iniciais na tomada das primeiras providências frente a um evento crítico ou uma crise.

 

 

 

 

 

 

16 h/a

 

 

 

 

RADIOCOMUNICAÇÃO E NOÇÕES DE SEGURANÇA ELETRÔNICA

(RD&NSE)

Desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre o sistema de telecomunicações utilizado pelas empresas de segurança.

Desenvolver conhecimentos sobre os sistemas computadorizados e de controle eletrônico, não restritos, geridos por empresas e disponíveis a seus vigilantes.

Desenvolver conhecimentos sobre os sistemas de alarmes e outros meios de alerta, não restritos, geridos por empresas e disponíveis a seus vigilantes.

Capacitar o aluno a usar de maneira correta e eficaz os equipamentos eletrônicos e de comunicação.

 

 

 

 

 

 

20 h/a

CRIMINALÍSTICA E TÉCNICA DE ENTREVISTA

(CRI&TE)

Dotar o aluno de noções sobre criminalística (evidências, vestígios e local de crime).

Instrumentalizar o aluno de técnicas de isolamento do local do crime, preservação de vestígios até a chegada da polícia técnica; coletar evidências iniciais que possam desaparecer antes da chegada da polícia e que importem na apuração policial, busca de provas e autoria; observar e descrever pessoas, coisas, áreas e locais, de forma diligente; demais iniciativas que lhe competem na prevenção e repressão de ocorrências delituosas.

Desenvolver conhecimentos que identifiquem as drogas mais usadas, legislação específica, tráfico ilícito, uso indevido e dependência, bem como as atividades policiais preventiva e repressiva.

Desenvolver conhecimentos sobre técnicas de entrevista prévia, visando colher dados necessários ou relevantes às investigações policiais.

 

 

 

 

08 h/a

 

 

 

<!--[if !supportAnnotations]-->
<!--[endif]-->
 - - - - -

Digite seu email para receber novidades


- - - - -Fale Conosco

Área restrita

 
Lost Password?